SportSC

Seu portal de noticias de esportes

São José sediará etapa estadual dos jogos abertos de Santa Catarina 2021

São José será a sede da 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2021. O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) definiu, na tarde de segunda-feira (31), de forma oficial o local da competição na reunião ordinária do Conselho Estadual de Esporte. O evento está programado para os dias 24 a 30 de novembro.

“Estou extremamente feliz por poder vivenciar esse momento tão especial para o nosso Município. São José merece sediar essa competição pelo nível de seus atletas e pelo resultado do time São José na última competição”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Em entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (1º), o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, explicou os motivos da escolha e detalhou as questões relacionadas aos protocolos sanitários que precisam ser cumpridos para realização da competição no Município.

Santa Catarina foi pioneira na questão do regramento para práticas esportivas, sendo referência no país, em relação às medidas sanitárias e de retomada das atividades em meio à pandemia da Covid-19. O anúncio antecipado leva em consideração as questões operacionais necessárias para a realização dos jogos e que precisam ser encaminhadas ao longo do ano, sempre analisando diferentes cenários.

“Estamos construindo protocolos que garantem a retomada segura das atividades e acredito que estamos no caminho certo de buscar esse equilíbrio. O esporte é muito importante para a saúde física e mental e certamente a realização dos Jasc é um passo importante”, afirmou o governador Carlos Moisés.

 O processo de retomada dos esportes em Santa Catarina tem o acompanhamento da Fesporte e da Secretaria de Estado da Saúde, sempre alinhado com as melhores práticas definidas pelo Governo do Estado levando em consideração as análises de risco.

Ainda nesta semana, em reunião com a Secretaria da Saúde, Santur e o Governo do Estado, serão tomadas medidas relacionadas à realização de eventos teste, tendo em vista a retomada das atividades, obedecendo aos protocolos.

“Não temos a garantia que os jogos irão acontecer. Trabalhamos com vários cenários. A certeza é que, se realizado, deverá ser uma edição diferente. Provavelmente sem público e obedecendo a portaria 441, cuidadosamente preparada em conjunto com a Secretaria da Saúde”, destacou Kelvin.

O anúncio repercutiu positivamente no meio esportivo, um dos setores econômicos mais afetados pela pandemia. As Federações e entidades esportivas aos poucos estão retomando suas atividades de forma regrada e obedecendo a portaria 441 de 27/04/2021. O bom andamento dos eventos, regrados pelas portarias do Governo do Estado, servirão como balizador para a evolução gradativa desta retomada. Afinal, estamos vivendo um momento completamente atípico, em relação aos outros anos.